Uma Breve Eternidade: Emoção e Comoção na Música Europeia
(Séculos XII-XXI)
Barrancos.

Barrancos em 2020
Barrancos é uma bonita Vila Alentejana, sede de concelho, situada na margem esquerda do Guadiana, bem próxima da fronteira Espanhola, facto que tem influenciado as vivências da região desde remotos tempos.
Habitada pelo homem desde tempos antigos, foi conquistada pelas tropas de Gonçalo Mendes da Maia em 1167, e repovoada a mando de D. Sancho I, em 1200.
A povoação pertencia então a Noudar, antiga vila cujo castelo data do século XIV, hoje em ruínas, que com o passar do tempo foi perdendo a sua importância, tendo-se extinguido a vila em 1825.
Aqui, vale a pena apreciar a arquitectura típica destas paragens Alentejanas, de casario rural e simples, com monumentos como a Igreja Paroquial do século XVIII, o já referido Castelo de Noudar e a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, também em ruínas, ou conhecer o interessante Museu arqueológico e etnográfico de Barrancos.
A natureza circundante é generosa, avistando-se a extensa planície Alentejana, tantas vezes apelidada de Planície Dourada. O Parque de Natureza de Noudar situado na região pretende a preservação e divulgação desta natureza, num projecto de Ecoturismo com cerca de mil hectares que alberga diversas espécies de fauna e flora, aqui correndo dois rios, possibilitando visitas guiadas, alojamento, actividades de lazer, entre muitas outras valências.