Uma Breve Eternidade: Emoção e Comoção na Música Europeia (Séculos XII-XXI)

Notícias.

Marcelo Rebelo de Sousa

Entre a Descentralização e a Internacionalização | Marcelo Rebelo de Sousa

O título da 16.ª edição do Festival Terras sem Sombra, Uma Breve Eternidade: Emoção e Comoção na Música Europeia, ajuda-nos a perceber que é também de emoções que este festival nos fala há década e meia. As emoções e as comoções da proximidade, do enraizamento, do orgulho local, e as do património, natural e edificado, sem esquecer as emoções de cidadania, da pedagogia à defesa da biodiversidade e à sustentabilidade ambiental.

De Janeiro a Julho, aos fins-de-semana, teremos concertos e outras actividades em treze concelhos alentejanos: Vidigueira, Barrancos, Mértola, Arraiolos, Viana do Alentejo, Beja, Ferreira do Alentejo, Castelo de Vide, Sines, Alter do Chão, Campo Maior, Santiago do Cacém e Odemira, além de um concerto-surpresa. É, como já sublinhei em edições anteriores, uma conjugação de esforços modelar, sem a escusada competição que muitas vezes impede certas iniciativas de forte base autárquica. O Alentejo é só um. E a música é de todos.

Dentro desse espírito, e num espectro temporal que vai da Idade Média à contemporaneidade, o Terras sem Sombra deste ano terá como país convidado a República Checa. Local e cosmopolita, o festival já nos habituou a promover integradamente a descentralização e a internacionalização, a cultura portuguesa e o legado de outras pátrias e outras civilizações. Assim será de novo em 2020, tanto em locais tradicionais de concertos como noutros, menos habituais, que revisitamos ou descobrimos.

É, pois, um motivo de alegria a continuidade do Terras sem Sombra, que tão boas provas tem dado. Felicito todas as autarquias e instituições públicas e privadas envolvidas, bem como a equipa técnica e artística do Festival e, naturalmente, o seu grande ideólogo e dinamizador, Prof. Doutor José António Falcão, que fez desta ideia uma emoção.

 

Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República Portuguesa

Últimas Notícias

Festival Terras sem Sombra adia fins-de-semana

Reconhecendo o impacto do COVID-19 para a saúde pública, à escala nacional e global, assim como as perspectivas da sua evolução, o Festival Terras sem Sombra, em linha com os seus parceiros e seguindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e as restrições...

SUBSCREVER NEWSLETTER

Obrigada por subscrever a nossa newsletter.

Ocorreu um erro. Por favor, tente novamente.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ullamcorper justo eu turpis cursus ultrices. Nunc auctor iaculis felis nec lacinia. Vestibulum dictum nec tellus eget placerat. Nullam id eleifend orci, ullamcorper maximus dui. Pellentesque metus turpis, luctus a ante quis, ultricies dapibus justo. Donec id ante ut lorem facilisis lacinia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum commodo facilisis odio, ac volutpat tellus euismod non. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ullamcorper justo eu turpis cursus ultrices. Nunc auctor iaculis felis nec lacinia. Vestibulum dictum nec tellus eget placerat. Nullam id eleifend orci, ullamcorper maximus dui. Pellentesque metus turpis, luctus a ante quis, ultricies dapibus justo. Donec id ante ut lorem facilisis lacinia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum commodo facilisis odio, ac volutpat tellus euismod non.