Uma Breve Eternidade:
Emoção e Comoção
na Música Europeia
(Séculos XII-XXI).
Música.

Tiburtina Ensemble
Harmonia Cælestis: A Corte Divina na Obra de Hildegarda de Bingen
Ivana Bilej Brouková, Tereza Havlíková, Renata Zafková Sopranos
Anna Chadimová Havlíková Meio-soprano
Daniela Cermáková Alto
Barbora Kabátková Soprano, harpa medieval e direcção musical
SANTA HILDEGARDA DE BINGEN [1098-1179]
O rubor sanguinis (Antífona)
Ave generosa gloriosa et intacta (Hino)
Marie qui gratiam (Conductus)
De patria (Antífona)
Sed diabolus in invidua sua (Antífona)
Cum vox sanguinis (Sequência)
O quam mirabilis (Antífona)
Nunc gaudeant (Antífona)
O felix anima (Responsório)
O Virtus sapientiae (Antífona)
Mundus a munditia (Conductus)
Caritas abundat (Antífona)
O magne Pater (Antífona)
Hodie aperuit nobis clausa porta et Psalmu XXIV (Antífona)
Biografias
Tiburtina Ensemble
Fundado em 2008, em Praga, este ensemble de vozes femininas retira o nome de uma figura da história medieval: Tiburtina, a mais famosa das dez sibilas na Antiguidade, devido aos seus oráculos estreitamente relacionados com o Cristianismo. Os paralelos entre a profetiza, símbolo da sabedoria, e os profetas bíblicos são evidentes: a origem nobre, as pregações itinerantes, as consultas efetuadas por poderosos e a capacidade de ver tudo o que virá a suceder até ao fim do mundo – algo negado aos homens, por muito clarividentes ou letrados que eles possam ser. Salienta-se como um dos grupos mais destacados da atualidade na interpretação do Canto Gregoriano, da polifonia medieval e da criação contemporânea, devido à nitidez do timbre e à expressão ardente, a par do rigor musicológico. O seu repertório abrange não só as composições vocais e instrumentais da Idade Média, mas também projetos que associam a música deste período a outros géneros. Às apresentações nas principais salas da Europa soma-se uma notável discografia, de que fazem parte Flos inter spinas (2011), Apokalypsis (2013), Ego sum homo (2017) e Vidi Speciosam (2018).
Barbora Kabátková, Soprano, harpa medieval e direção musical
Instruída nos segredos da pianística e do canto desde a infância, foi admitida em 1995 no Coro Filarmónico Infantil de Praga. Continuou os estudos musicais na Universidade Carolina desta cidade, especializando-se em Direção Coral na Faculdade de Educação e em Musicologia na Faculdade de Artes, onde desenvolve a sua atividade como investigadora no âmbito do Canto Gregoriano.
Já atuou, como soprano e intérprete de harpas medievais e saltério, nos mais importantes festivais da Europa e da América do Norte. Colabora regularmente com grupos de referência da música antiga, v.g., Collegium Vocale Gent, Collegium 1704, Il Gardellino, Collegium Marianum, Concerto Palatino, Musica Florea, Cappella Mariana, Concerto Melante e Accentus Austria. No repertório contemporâneo, outra das suas paixões, atuou com a NDR Elbphilharmonie Orchester, a Berg Orchestra e a Ostravská Banda.