Uma Breve Eternidade:

Emoção e Comoção

na Música Europeia

(Séculos XII-XXI).

Música.

La Ritirata

Viana do Alentejo
| 21
Março
| 21h30
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)

Tamar Lalo Flauta de Bisel
Josep Maria Martí Duran Tiorba
Josetxu Obregó Violoncelo Barroco e Direcção Musical

 

 

 

Giovanni Antonio Pandolfi Mealli [1624-1687]
Sonata op. 3, n.º 4 “La Castella”

Andrea Falconieri [1585/1586-1656]
Corrente detta L’Auellina
Corriente dicha la Cuella
Il Spiritillo Brando
Brando dicho el Melo

Domenico Gabrielli [1659-1690]
Ricercare VI para cello solo

Giuseppe Maria Jacchini [1667-1727]
Sonata per Camera, op. 1, n.º 8 “La menor”

Santiago de Murcia [1673-1739]
Fandango

Diego Ortiz [ca. 1510-ca. 1570]
Recercadas sobre la canción “Doulce Memoire”

Andrea Falconieri
Alemana dicha Villega
La Benedetta
Corriente dicha la Mota, echa por Don Pedro de la Mota

BartolomÉ de Selma y Salaverde [ca. 1580-ca. 1640]
Fantasia a basso solo

Gaspar Sanz [1640-1710]
Canarios

Andrea Falconieri
La suave melodía

Diego Ortiz
Recercadas sobre tenores italianos

Biografias

La Ritirata

Se toda a visão musical se pode revelar válida, pelo menos teoricamente, quando os instrumentos utilizados e a forma de os interpretar correspondem às vivências de um compositor na sua época, as peças do puzzle encaixam-se de algum modo e criam uma indiscutível sinergia. Foi a partir deste princípio que Josetxu Obregón criou La Ritirata, um ensemble dedicado à interpretação histórica, com o propósito de trazer de novo a lume repertórios do Barroco, do Classicismo e do Romantismo inicial. O agrupamento toma o nome do último andamento do quinteto La Musica Notturna delle Strade di Madrid, em honra de Luigi Boccherini.
Ao longo dos seus 10 anos de trajectória, actuou em inúmeros festivais e salas, v.g., Musikfestspiele Potsdam, Ludwigsburger Schlossfestspiele, Tage Alter Musik Regensburg, Thüringer Bachwochen, Kulturforum Berlin, Alte Musik Feldkirchen, Internationalen Barocktage Stift Melk, International Fasch Festival Zerbst, Eszterházi Vigasságok, Banchetto Musicale Vilnius, Varaždin Baroque Evenings, Teatro Nacional de China (Pequim), Felicja Blumental (Telavive), Centro Studi Boccherini (Lucca), Sligo Festival of Baroque Music, Valletta International Baroque Festival, Korkyra Baroque Festival e London Music Nights, a par de tournées por México, Chile, Colômbia, Costa Rica, Bolívia, Equador e Peru.
Em Espanha, são de assinalar as presenças em iniciativas como Universo Barroco e Liceo de Cámara (Centro Nacional de Difusión Musical, Auditorio Nacional de Música, Madrid), Musika-Música/La Folle Journée (Palacio Euskalduna, Bilbao), Festival de Música Antigua (Barcelona), Festival Internacional de Santander, Ciclo de Grandes Intérpretes da Universidad Autónoma de Madrid, Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Semana de Música Antigua de Estella, Quincena Musical de San Sebastián, Semana de Música Sacra de Álava, Festival Internacional de Arte Sacro de Madrid, Festival de Música Clásica de Casalarreina, Festival de Música Antigua de Aranjuez, Festival Internacional de Música y Danza de Granada, etc.
A par da intensa actividade concertística, tem levado a cabo uma discografia de referência, com destaque para Neapolitan Concertos for Various Instruments e Alessandro Scarlatti: Quella Pace Gradita, editados em 2018.
Recebeu o Premio Ojo Crítico de Radio Nacional de España (2013), concedido pela primeira vez a un grupo de música antiga, o Premio Codalario ao “Mejor Producto Musical 2014”, o Premio de Cultura de la Comunidad de Madrid (2017), na categoria de Música Clássica, e já foi distinguido, em quatro ocasiões, com o Premio GEMA (Asociación de Grupos Españoles de Música Antigua): Mejor Grupo de Clasicismo Musical (2015), Premio de la Crítica (2018), Premio del Público al Mejor Grupo (2019) e Premio al Mejor Grupo de Música Barroca del Siglo XVIII y Clasicismo (2019).

Josetxu Obregón, Violoncelo barroco e direcção musical

Natural de Bilbau, cursou estudos superiores e de pós-graduação em Violoncelo, Música de Câmara e Direcção de Orquestra em Espanha, na Alemanha e nos Países Baixos, concluindo a especialização em Violoncelo Barroco no Koninklijk Conservatorium de Haia sob sob a orientação de Anner Bylsma.
Já actuou em praticamente todos os países da Europa, Japão, China, Estados Unidos, Israel, México, Chile, Costa Rica, Peru, Bolívia, Nicarágua, etc. Tem integrado as mais importantes formações orquestrais europeias, com destaque para a Koninklijk Concertgebouworkest, de Amesterdão, e a Rotterdams Philharmonisch Orkest, e colaborado, na qualidade de solista, com agrupamentos de referência do mundo da interpretação histórica, v.g., l’Arpeggiata, European Union Baroque Orchestra (EUBO), Arte dei Suonatori, Al Ayre Español, etc.
Integrou os ensembles Le Concert des Nations e Orchestra of the Age of Enlightenment, partilhando o palco, nomeadamente, com Jordi Savall, Christina Pluhar, Fabio Bonizzoni, Enrico Onofri, Philippe Jaroussky, Lars Ulrich Mortensen e Nuria Rial. Fora do âmbito da música antiga, trabalhou, entre outros, com Krzysztof Penderecki, Plácido Domingo e Jesús López Cobos.
Fundador e director musical de La Ritirata, é professor do Real Conservatorio Superior de Madrid, tendo já sido galardoado com mais de quinze prémios em concursos nacionais e internacionais.
Na actualidade, toca un violoncelo original de 1740, construído por Sebastian Klotz.

SUBSCREVER NEWSLETTER

Obrigada por subscrever a nossa newsletter.

Ocorreu um erro. Por favor, tente novamente.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ullamcorper justo eu turpis cursus ultrices. Nunc auctor iaculis felis nec lacinia. Vestibulum dictum nec tellus eget placerat. Nullam id eleifend orci, ullamcorper maximus dui. Pellentesque metus turpis, luctus a ante quis, ultricies dapibus justo. Donec id ante ut lorem facilisis lacinia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum commodo facilisis odio, ac volutpat tellus euismod non. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ullamcorper justo eu turpis cursus ultrices. Nunc auctor iaculis felis nec lacinia. Vestibulum dictum nec tellus eget placerat. Nullam id eleifend orci, ullamcorper maximus dui. Pellentesque metus turpis, luctus a ante quis, ultricies dapibus justo. Donec id ante ut lorem facilisis lacinia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum commodo facilisis odio, ac volutpat tellus euismod non.