Uma Breve Eternidade:

Emoção e Comoção

na Música Europeia

(Séculos XII-XXI).

Música.

José Hernández Pastor

Mértola
| 15
Fevereiro
| 21h30
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas

Nas Asas do Espírito: Voz e Silêncio

José Hernández Pastor Contratenor solo a cappella

I. A Luz: Da Esperança na Certeza

Voce mea (Comunhão, modo VI), Graduale triplex, 71

Meditatio cordis mei (Intróito, modo I), Graduale triplex, 103

Ad te levavi (Intróito, modo VIII), Graduale triplex, 15

Leitura do Profeta Isaías, 2

Alleluia. Veni, Domine (Aleluia, modo III), Graduale triplex, 36

Intellege clamorem meum (Comunhão, modo V), Graduale triplex, 82

Sicut cervus (Cântico, modo VIII), Graduale triplex, 190

 

II. Nascer, Perecer, Renascer

Lux fulgebit (Intróito, modo VIII), Graduale triplex, 44

Haec dies (Gradual, modo II), Graduale triplex, 196

 

III. O Dom da Graça ou a Sabedoria Desvelada

Videns Dominus (Comunhão, modo VI), Graduale triplex, 124

Dat virtutis argumentum (Responsório, modo VII)

 

IV. Nas Asas do Espírito

Leitura II do Pentecostes. Laudes festivæ, 157

Aqua sapientiæ (Intróito, modo VII), Graduale triple,x 202

Veni, Sancte Spiritus (Sequência em Canto Misto)

Biografias

Cantor, musicólogo e director musical, foi distinguido, entre outros galardões, com o Premio Nacional de Música 2004, o Diapasón d’Or 2008, o Premio “E” (de Excepcional) de Scherzo e o Premio Cinco Estrellas de ABC. Já realizou mais de 30 registos discográficos e trabalhou com Diego Fasolis, Joshua Rifkin, Fabio Bonizzoni, Jacques Ogg, Jordi Savall, López Banzo ou Carles Magraner. O grupo que dirige, Cantoría Hispánica, foi o mais programado pelo Centro Nacional de Difusión Musical do Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música no IV Centenario de Tomás Luis de Victoria (2011).

Tem-se apresentado em salas como Konzerthaus (Viena), Concertgebouw (Amesterdão), Théâtre des Champs Elysées (Paris), Teatro de las Bellas Artes (Cidade do México), Teatro Real (Madrid), Caixa Forum (Barcelona), Real Coliseo Carlos III (San Lorenzo de El Escorial), Teatro Arriaga (Bilbau), Auditorio de San Lorenzo de El Escorial, Auditorio de Cuenca, Museo Thyssen (Madrid), Museo Reina Sofía (Madrid) e Auditorio Nacional (Madrid); e em festivais como Quincena Donostiarra (San Sebastián), Festival de Peñíscola, Festival Internacional de Música Antigua de Daroca, Festival Corpus de Música Antigua de Toledo, Festival Internacional del Camino de Santiago, Festival de Arte Sacro de Madrid e Festival de Música Antigua de Murcia.

Leccionou nas universidades de Salamanca, Complutense de Madrid, Burgos, Málaga, Jaume I (Castelló de la Plana) e Valência, Curso de Música Antigua de Aracena (Huelva) e Conservatorio Superior Manuel de Falla (Buenos Aires).

Entre os seus últimos projectos artísticos, destacam-se a interpretação de Membra Jesu Nostri, de Dieterich Buxtehude, no mosteiro de Huelgas (Burgos), ou o papel principal na ópera Ahna Refugjati, de Mario Sammut, uma superprodução no âmbito de Malta 2018.

SUBSCREVER NEWSLETTER

Obrigada por subscrever a nossa newsletter.

Ocorreu um erro. Por favor, tente novamente.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ullamcorper justo eu turpis cursus ultrices. Nunc auctor iaculis felis nec lacinia. Vestibulum dictum nec tellus eget placerat. Nullam id eleifend orci, ullamcorper maximus dui. Pellentesque metus turpis, luctus a ante quis, ultricies dapibus justo. Donec id ante ut lorem facilisis lacinia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum commodo facilisis odio, ac volutpat tellus euismod non. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ullamcorper justo eu turpis cursus ultrices. Nunc auctor iaculis felis nec lacinia. Vestibulum dictum nec tellus eget placerat. Nullam id eleifend orci, ullamcorper maximus dui. Pellentesque metus turpis, luctus a ante quis, ultricies dapibus justo. Donec id ante ut lorem facilisis lacinia. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum commodo facilisis odio, ac volutpat tellus euismod non.