Uma Breve Eternidade: Emoção e Comoção
na Música Europeia (Séculos XII-XXI)
Sines.

sines em 2020
A cidade, localizada em pleno litoral alentejano e a escassos quilómetros do mar, oferece ao visitante não só um leque variado de praias, mas também um rico património natural, arquitectónico e arqueológico.
O seu centro histórico, para além do imponente Castelo e Igreja Matriz, convida a um passeio pelas suas ruas íngremes que ladeiam casas senhoriais, brasonadas, com outras habitações mais modestas e igualmente tipicas.
As ruínas romanas de Miróbriga, local de visita obrigatório, foram referenciadas desde o século XVI e encontram-se implantadas numa zona privilegiada, profícua em recursos agrícolas, marítimos e mineiros, pelo que este sítio arqueológico terá desempenhado um papel comercial de relativo destaque. Miróbriga foi habitada desde, pelo menos, a Idade do Ferro até ao século IV d. C.. Embora as estruturas habitacionais ainda permaneçam reduzidamente estudadas, sabe-se que se desenvolveram ao longo de calçadas e possuíam decorações com frescos. Circundando o forum desenvolve-se toda uma zona constituída por diversas construções como a cúria, a basílica e umas Termas. Dispõe de um Centro de Acolhimento e Interpretação, construído pelo IPPAR.